sábado, 23 de outubro de 2010

Cesárea, a minha mais sincera opinião!

Quero começar esse post, dizendo que eu não sou extremista, não sou completamente contra às césareas, pelo contrário, acho que a cesárea bem indicada, é a melhor saída quando há algum problema REAL.
É aí que mora o problema, dificilmente se sabe diferenciar o que é real e o que não é!
Eu canso de ler por aí mulheres dizendo que fizeram cesárea por que o cordão estava enrolado no pescoço, por que o bebê era grande demais, a bacia da mulher era estreita, o bebê passou do tempo, não teve dilatação
Mal sabem elas que isso é apenas papinho pra serem levadas pra faca, papo pra deixar as coisas muito mais fáceis, agendadas, e baratas para o médico.
RARAS são as mulheres que têm alguma real indicação para cesárea.
Prometo que no próximo post, eu coloco os vários reais motivos, o que costuma ser historinha pra boi dormir.
Mas hoje eu tô aqui pra desabafar mesmo...
Pra falar sobre as pessoas que fazem a cesárea por livre e espontânea vontade.
Aquelas que têm medo, aquelas que são acomodadas,  aquelas que se informam, mas resolve ignorar a informação, aquelas que sabem que não é verdade, mas preferem acreditar por que para elas é mais fácil. Aquelas que acham que um parto bonito é aquele em que ela está de unhas feitas, maquiagem e alguém filmando.
É sobre essas pessoas que quero falar, e quem se encaixou por aí e pretende não ler críticas, acho melhor não continuar lendo o post! =)
Eu acho um absurdo as mulheres não enxergarem os absurdos que o bebê passa quando nasce de cesárea.
Ele é retirado do cantinho dele, antes de estar preparado para sair, de repente ele recebe uma carga da anestesia que a mãe tomou, abrem a barriga da mãe, o retiram com luvas emborrachadas e ambiente frio, submetendo-o à uma luz muito forte, sem lembrar que ele vivia na penumbra. E já cortam o cordão umbilical, aquele que até o momento levava oxigênio para o bebê, fazendo com o pulmão nunca antes utilizado se expanda de uma só vez, forçando-os, e causando dor... daí o choro do bebê, aquele que a maioria acha lindo, na verdade é um choro de dor.
Se o cordão fosse mantido ligado ao bebê até parar de pulsar, ele teria a chance de se ambientar e respirar com calma antes de ter que sofrer tamanho esforço.
Passado o choque inicial, o carregam, enrolam, esfregam, enfiam o dedo na boca do bebê, sugam nariz, sugam boca, pingam um colírio que arde e muito a vista do bebê, dão injeções, amarram a pulseirinha, enrolam outra vez, deixam alguns poucos minutos com os pais e já o levam para o berçário.
Por lá eles ficam algumas horas, sozinhos, em uma caixinha de vidro, sem nenhuma idéia do que está acontecendo com eles.
Essa é a “boas vindas” que o bebê recebe.
O arrancam da mãe, numa luz muito forte, muita gente fria, sem carinho, esfregam, machucam, ferem, isolam.
Ele fica sem segurança. Sem referencial, cadê a mamãe? Cadê o cheirinho que ele conhecia? Que mundo horroroso é esse no qual ele veio parar?
As mães não percebem que pra eles, que não sabem o que tem aqui fora, é essa a primeira impressão que eles tem do mundo?
Eu acho ridículo o bebê chegando ao berçário, o próprio pai e toda a família do lado de fora do vidro olhando feito idiotas, como se fosse um zoológico, o próprio pai!!! Era pra esse bebê estar no colo dele, e não atrás de um vidro!
O bebê chora, abre um berreiro, todo mundo olha e acha lindo!
O que tem de lindo em sentir medo? Insegurança? Dor?
O bebê está com medo, está sofrendo, e todo mundo achando isso muito engraçado!
O bebê deveria ter mamado na primeira hora, ficado em contato com sua mamãe, sentir seu cheiro, seu calor, seu carinho, ficado com seu pai, criado vínculos!!!
Os hormônios do parto normal ajudam MUITO nesse primeiro vinculo entre mamãe e bebê!
Eu fico me perguntando, pra que expor o bebê a tudo isso?
Pra que pensar só no próprio umbigo?
As mães, em geral, dizem que morreriam por seus filhos, mas na hora de trazer eles ao mundo, algumas escolhem exatamente o contrário!
Escolhe o seu próprio conforto (se é que pode se chamar de conforto não sentir as pernas por um bom tempo, ser aberta em 7 camadas, perder todo o nascimento do filho, estar ali, imobilizada enquanto o próprio filho está nascendo de uma cirurgia - afinal cesárea não é parto - passar por todo um pós operatório...) enquanto o seu filho está sofrendo todos esses medos, traumas e dores!
É mesmo esse tipo de boas vindas que você quer dar ao seu filho?
Você acha mesmo justo dizer que teve uma ÓTIMA CESÁREA?
Só se foi para você.
Eu tenho muito dó quando vejo as mulheres falarem isso, tenho dó desses bebês...
Eu JAMAIS colocaria um filho meu numa situação dessas, a não ser que passar por isso seja uma alternativa melhor do que o risco que ele correria se não fosse feita a cirurgia.
Se pesarem os benefícios, eu sou a favor SIM da cesárea. Uma cesárea bem indicada, salva uma vida!
Uma cesárea mal indicada só traz dor, sofrimento e traumas.
Isso sem contar os problemas que a cesárea pode trazer para os bebês e para as mães, problemas respiratórios, cortes no corpo do bebê ou de órgãos da mãe, prematuridade entre outros! Prometo colocar em outro post sobre isso também!
Eu não consigo mais ignorar essas coisas.
Não consigo mais ver e não me chatear, cada um faz sua escolha, tem seu livre arbítrio, mas eu não vou me calar mais, eu digo aqui então em alto e bom tom, é uma escolha burra e MUITO egoísta!
PRONTO, FALEI, HUNF!
Podem atirar as pedras!
Eu sei que serão muitas, já que nosso país está junto dos recordistas de cesárea!!!
As que ainda estão grávidas abram os olhos, pensem, enfrentem seus medos, dêem uma recepção digna e calorosa para seus bebês, pesquisem, estudem formas de burlar esse sistema HORRÍVEL de açougueiros (cesaristas) do nosso Brasil!
Informação por ai é o que não falta, basta procurar, ler e entender!
Boa sorte a todas!
E meus pêsames para aquelas que apesar de terem consciência de tudo isso, ainda pensam no próprio umbigo e continuam a dizer que tiveram uma ótima cirurgia, experiência ou seja lá como vocês chamam isso que pensam ser um parto.

5 comentários:

  1. Má simplesmente falou tudo...

    Sou prova viva que se não tivesse nas mão de uma médica séria e humana, teria caido em uma desnecesárea, pois meu filho nasceu com duas circulares no pescoço e minha pressão estava 14x9, um prato cheio para os cesaristas né???

    Bjosssssss

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente existe a opção de escolher uma cesárea. Essa escolha devia ser PROIBIDA. Enquanto houver oferta deste produto (é um produto, claro), sempre terá quem quer. Cesárea eletiva não devia existir, devia ser indicada somente em casos de extrema necessidade. Não podemos fazer muito com relação a isso, mas podemos informar, aconselhar, tentar mudar a cabeça dessa mulherada que tem preguiça, comodismo, aceitam tudo. Ótimo post, amiga. Estarei te acompanhando e apoiando. Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Nem me diga, é grande a raiva que tenho dos "médicos" que MENTEM para as pacientes só para fazer uma cesárea, que é muito mais cômodo e lucrativo para eles. Infelizmente hoje a maioria dos bebês nascem APESAR dos obstetras.

    ResponderExcluir
  4. É tão bom ler coisas que eu não posso falar!!! rsss....
    Ainda bem que tenho você como tecla SAP!
    Aiii orgulho! ahuahhuaa

    ResponderExcluir
  5. kkkkk, muito bom Má!!!
    bom eu sou prova viva
    Passei por uma cesária a 8 anos atrás e achava a coisa mais normal do mundo! a minha médica me deu todos os motivos para fazer a "desnecesária", infelizmente, por medo da dor, por preguiça, por não estar informada ou sei lá o que, eu como muuuuuuuuuuuitas mulheres optamos sem ao menos pesquisar , pela cesária... maaaaaaaaaas...
    a Má mudou meu conceito rs rs...
    conversamos muito sobre isso e ela me mostrou o ponto de vista dela, ponto este q se tornou o meu! meu proximo filho??? PARTO NORMAL!!!!
    bjo Má!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!