quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Relato de Parto - Visão da Doula!


Para quem quiser ler o meu relato - http://partodagigi.blogspot.com

Pedi pra RE escrever um relato do meu parto, e ela escreveu!


Relato de parto domiciliar... a visão da doula


Esse post foi pedido pra Mari, que gostaria de saber a minha visão como doula de como foi a gestação e parto dela....
Não escrevo tão bem e nem com tanta riqueza de detalhes como ela (mesmo porque eu sou uma desmemoriada)... mas vamos ver se sai algo decente! hehehe


Bom... a Mari chegou até mim através de uma indicação lá do fórum que participamos. A princípio ela queria apenas a indicação de uma GO decente, menos intervencionista e alguma doula em Valinhos. Fomos conversando, vimos que a empatia era recíproca e logo criamos um vínculo muito legal, mesmo sendo somente pela internet!! E não me perguntem porque, cismei que aquela mulher tinha todo um jeitão de PD... e então comecei a falar sobre o assunto. Ela foi se interessando. Passei contatos de profissionais super bem recomendados, ela topou e pronto!! Da indicação de doula valinhense e médica menos xarope, passei para doula escolhida e "culpada" pela idéia dela ter um parto digno e natural de verdade! hehehe..
Algum tempo depois, ela me convidou para acompanhar uma consulta de pré-natal com a obstetra de SP que naquela semana viria à Campinas... topei e foi durante a consulta, que conheci a Mari e a GO que todo mundo falava bem e eu que recomendava pra todos sem conhecer! heheuehuehe
A partir dessa consulta, os laços com a Mari só foram se intensificando.. Não sei se é recíproco, mas senti que aquela mulher deixaria de ser doulanda pra se tornar uma amiga muito especial...
E a gestação foi passando.... Nos falamos todos os dias, pelo MSN. Sempre conversando, tirando dúvidas ou só batendo papo sobre assuntos diversos!! E sempre também sonhávamos juntas com o dia P!!
Foi então que o tal dia chegou... eu estava em Bragança Paulista, quando ela me ligou avisando que algo estava diferente. Voltei pra Campinas, e ficamos conversando o tempo todo.... As contrações começaram, a GO foi avisada e eu fiquei de sobreaviso, já que da minha casa à chácara da Mari é um pulo!!
Então num determinado momento, ela me avisou, falando que eu poderia ir. Arrumei minhas coisas, fiz minha oração que sempre faço quando vou acompanhar uma gestante (sempre peço luz, paz, força e garra.. e também muita saúde pra família que está ali nascendo) e parti pra Valinhos. No caminho, fiquei imaginando que encontraria um clima meio de "tensão", com a Mari toda cheia de dor... que nadaaaaaaaa! Quando cheguei encontro ela e a GO no sofá tomando sorvete! huehehehuehuehue.... Fico imaginando minha cara de "que porra é essa?" que devo ter feito na hora! hahahaha
Mas como a Mari diz... eu trouxe comigo as contrações. Um tico antes de eu chegar, a GO tinha feito um toque (7cm!!!!!) e a bolsa tinha se rompido... mas as dores mesmo só chegaram com a minha ilustre presença! 
Logo comecei minhas manobras de alívio de dor.. a Mari gostou, mas não conseguia relaxar muito!! Sentia dores na lombar... que só aliviaram um pouco depois que a colocamos na piscina inflável que o Gu (marido dela) encheu balde por balde... tadico! rss..
O clima daquele PD era uma delícia... chácara afastada, silêncio total, dia frio mas aconchegante, todos concentrados, sem pressa..... 
Em pouco tempo a Mari entrou na "partolândia"... seu estado de consciência mudou e ficou bem "fora de si"... era puro instinto. Vocalizava alto durante as contrações... parecia um mantra. E não aceitava nenhum barulho e nem nada que pudesse atrapalhá-la... Várias posições, massagens e medidas de conforto ora foram aceitas e ora foram negadas.... o que é normal! rs
Eu quase não trabalhei... porque depois que ela entrou na banheira, ninguém conseguiu tirá-la de lá! Então minha função foi a de tentar aquecê-la da melhor forma possível, enquanto o marido a apoiava emocionalmente e a GO controlava o TP que estava suuuper bem!!
Maaaaaaaaaas, quase no expulsivo, tive que sair correndo pra ir buscar o neonatologista que estava meio perdido... aiiii que óóóóódio! rss
Deixei a Mari, o Gu e a GO concentrados, todos próximos à banheira.... e quando voltei, vi uma família lindaaaaaaaaa formada!
Minha amiga segurando a Gigi... rosaaaa, gordaaaa... o Gu todo emocionado!! A GO disse que ninguém viu o parto, estava escuro, a Mari só se posicionou e pronto... bebê nasceu! rss... Isso me conformou um pouco... mas só um pouco (doula ciumenta! hunff!)
Ficamos namorando a cena... todos ali, no quentinho da piscina, namorando a Gigi... Gigi nasceu super bem e Mari não teve nenhum problema...
Logo pegaram a bebê pra pesar, medir e trocar. Mari também logo saiu da banheira e foi tomar banho pra depois dar de mamar! Eu a acompanhei... e lá no banheiro, ela me agradeceu muito! Nunca vou me esquecer do que ela me disse... mas mal sabe ela que eu que sou mais agradecida, pois não é todo dia que somos convidadas a participar de rituais tão bonitos assim (porque a meu ver o nascimento é sim um ritual... de passagem, de entrega, de nascimento da mãe e de crescimento como ser humano!)...
Hoje me sinto muito feliz por ter sido a "culpada" de tudo isso... não é sempre que podemos dizer que fomos fundamentais nas escolhas e modo de parir de alguém!
E é isso!
Mari...espero que o meu relatinho esteja de acordo com o que você esperava de mim! 
Beijooooooo


link pro relato no blog dela - 
http://fisiodoula.blogspot.com/2010/11/relato-de-parto-domiciliar-visao-da.html

Re, eu ADOREI!!
Obrigada por ter feito ele!


Beijos a todos!

Um comentário:

Obrigada pelo comentário!